Alunos e Professor da Academia de Música José Atalaya brilham dentro e fora de Portugal

luis_cruzComeçamos pelo Luís Freitas da Cruz que, apesar de residir em Guimarães, fez toda a sua formação em Fafe. Frequenta esta academia desde os 4 anos de idade e, com 16 anos, é finalista na classe de Violoncelo da Professora Oxana Chvets. No próximo ano letivo seguirá o seu percurso formativo na Universidade que escolher, porque talento é coisa que não lhe falta.

E ao seu já grande palmarés de prémios conquistados em Concursos, de Orquestras que integrou e de Concertos que realizou, o Luís acaba de juntar mais um 1º prémio conquistado em Espanha no “Sexto Concurso Cidade de Vigo”. Trata-se de um concurso Luso-Espanhol e o Luís participou no grupo C, até aos 18 anos. O Concurso teve uma fase de pré-seleção que consistiu no envio de uma gravação e de que resultou, neste grupo, o apuramento de 4 candidatos para a final que teve lugar no passado dia 3 e que o Luís venceu. Trata-se de uma vitória que, por si só, reconhece o talento e o trabalho deste jovem ao mesmo tempo que prestigia a escola onde fez a sua formação.

No Porto, terminou no passado dia 18 de dezembro o ClarMeet.Porto´ 17, V Encontro Nacional de Clarinete promovido pela APC – Associação Portuguesa de Clarinetistas, que integrou entre muitas outras atividades, o VII Concurso Nacional Jovens Clarinetistas, e destina-se a todos os clarinetistas portugueses ou que residam/estudem em Portugal há, pelo menos, 3 anos, que não tenham mais de 25 anos de idade à data de 31 de dezembro de 2017.

Trata-se de um dos mais prestigiados Concursos de Clarinete do país, e onde a Academia de Música José Atalaya já deixou a sua marca na edição do ano anterior com a conquista de uma Menção Honrosa e de um 1º prémio.

foto-foao-sousaNa edição de este ano, o João Freitas Sousa, aluno que frequenta esta Academia na classe do professor José Ricardo Freitas, foi o vencedor do Concurso na categoria Infantil (até aos 11 anos), numa prova que decorreu no dia 10 de dezembro, na Academia de Música Costa Cabral, no Porto.

Também o Pianista e Professor Giosué de Vincenti, que apesar de ser italiano reside há vários anos em Fafe, vê a sua carreira de pianista cada vez mais prestigiada. Estudou em Itália com Angelo Guido e Rodolfo Rubino no Conservatório Superior de Música “S. Giacomantonio”, onde concluiu Licenciatura (2006) e Mestrado em performance (2009). De Vincenti também é Mestre em Ensino de Música (2015) pela Universidade do Minho e atualmente é doutorando em Performance Musical pela Universidade de Aveiro (Portugal).

foto-giosueO trabalho que desenvolve na Academia de Música José Atalaya e ainda na Universidade do Minho e em Itália, no Conservatório Superior de Música “G. Donizetti” em Bergamo, não o tem impedido de conquistar prémios (já ultrapassou a dezena e meia) e de se apresentar como pianista em países como na Itália, Portugal, Espanha, França, Hungria, Estados Unidos, Brasil, Inglaterra e Bósnia Herzegóvina. É, também, autor do livro “O repertório como fator de motivação no estudo básico do piano” editado pela NEA (2016).

Só para falar das conquistas mais recentes, venceu em setembro o 1º Prémio e Grand Prix Concert Series: IMKA International Music Competition, Sarajevo – Bósnia Herzegovina na categoria “piano solo”, país e cidade em cujo teatro nacional vai tocar no próximo dia 22 de Dezembro.

Já em novembro, venceu o 1º Prémio “Grand Prize Virtuoso” International Music Competition, Roma – Itália, na categoria “piano solo”, e na sequência disso vai ter um concerto no Auditorium Parco della Musica, em Roma, em 2018.

Já em finais de novembro, foi finalista do Liszt Society International Piano Competition, em Londres – Inglaterra, tendo recebido uma menção pela melhor execução de uma transcrição de Schubert/Liszt.

Giosué de Vincenti é um orgulho para Fafe, que o recebe, e para a Academia de Música José Atalaya que tem o privilégio de contar com ele no seu quadro de profissionais.