“A Academia de Música José Atalaya fez, há cerca de ano e meio, uma candidatura ao programa Erasmus+ no âmbito do Ensino Artístico. Uma das vertentes dessa candidatura, que foi aprovada, é a mobilidade ao estrangeiro de 22 alunos, 14 dos quais são os alunos do Ensino Secundário Articulado e os restantes 8 frequentam o 9º ano, também em Regime de Ensino Articulado.
A mobilidade em que se enquadra o projeto que apresentamos – “Crescer com a Música, cruzando Culturas / Growing with Music, crossing Cultures” (2021-1-PT01-KA122-SCH-000019529) – tem como objetivo proporcionar aos alunos uma aprendizagem internacional e multicultural, uma vez que, para além das várias visitas e experiências que lhes serão proporcionadas, vão ter aulas no Conservatório Francesco Cilea em Reggio Calabria, Itália.
A saída de Portugal será no dia 4 de fevereiro estando o regresso previsto para o dia 13 de fevereiro.
De salientar que este tipo de candidaturas se realizou pela primeira vez (as Escolas do Ensino Artístico habitualmente não se candidatavam a estes projetos) e que, por isso, ainda não existe uma rede facilitadora montada, a exemplo daquilo que acontece com as candidaturas das Escolas do Ensino Regular pelo que esta organização acabou por ter desafios extra que nem sempre foram fáceis de ultrapassar.
Concluída essa fase resta-nos desejar aos nossos alunos que aproveitem ao máximo mais uma oportunidade de ficarem mais ricos musical e culturalmente.
Podemos acrescentar, também, que este tipo de ações vai ter continuidade uma vez que foi com grande satisfação que recebemos, no passado sábado, a informação de que uma nova candidatura por nós apresentada ao Erasmus+, desta vez na vertente “Acreditação”, também foi aceite o que garante que, durante cinco anos, os projetos que apresentarmos e que se enquadrem nessa candidatura serão tacitamente aprovados.