É com pesar que lamentamos o falecimento do fundador da Academia de Música José Atalaya

maestroJosé Maria Atalaya Mera Bonito Oliveira, habitualmente conhecido como Maestro José Atalaya, nasceu em Lisboa8 de Dezembro de 1927 e faleceu em Lisboa, com 93 anos, no dia 19 de fevereiro de 2021.

Quem consultar o link https://expresso.pt/cultura/2021-02-22-Morreu-o-maestro-Jose-Atalaya-que-gostava-dos-concertos-informais encontra uma informação mais detalhada da sua longa e cheia vida.

Nós vamos centrar-nos na frase final dessa noticia que diz, e passamos a citar, “Em 1998, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, fundou uma Academia de Música naquela cidade do distrito de Braga, à qual foi dado o seu nome.”

Esse foi o legado que o Maestro José Atalaya deixou a Fafe e que nasceu de uma ideia sua que acolheu o apoio do da Câmara Municipal, então presidida pelo Dr. José Ribeiro sendo Vereador da Educação e Cultura o Dr. Antero Barbosa.

Em boa hora foram reunidos esses consensos que resultaram na criação de uma Instituição sólida, (já celebrou o 22º aniversário) pela qual já passaram mais de 1000 alunos alguns dos quais deram seguimento ao trabalho que fizeram nesta Academia e acabaram por fazer da Música a sua vida e têm hoje, em muitos casos, uma carreira musical que já pode classificar-se de muito bonita e da qual todos nos orgulhamos. Outros, muitos outros, seguiram vias diferentes, mas estamos certos de que nenhum deles ficou indiferente a tudo aquilo que deu e recebeu na sua passagem por esta Instituição.

Ao Maestro José Alataya e em nome de toda a comunidade educativa que está ligada a esta Academia, um obrigado pelo seu legado a Fafe e à Música; para sua família, sobretudo para a sua esposa Linda Magalhães Abreu e para  os seus filhos Marina e Luís que passaram muitos dos seus dias na Academia onde o Luís chegou a ser aluno de Clarinete, ficam os sentidos pêsames de todos quantos, de alguma forma, com o Maestro e a sua família se relacionaram no âmbito da sua ligação à Música e à cidade de Fafe.

O velório do Maestro José Atalaya terá lugar na quinta-feira, dia 25, na igreja de Nossa Senhora da Boa-Hora, em Lisboa, entre as 10:00 e as 14:00, seguindo-se o funeral para o cemitério de Barcarena, nos arredores de Lisboa.

 

A Direção da Academia